sábado, 15 de outubro de 2011

Por essa o filho não esperava!


Hoje em dia o que muitos procuram são novidades, mas não é isso que precisamos. O que precisamos é ouvir a vos do Pai e quando isso acontece tudo se faz novo. Nesse texto não trago nenhuma novidade, mas tenho certeza que o Deus Pai vai falar com você.



Vamos analisar um trecho das escrituras que costuma vim intitulado na bíblia como a passagem do filho prodigo.

Lucas 15.12-24
Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades. Então foi encontrar-se a um dos cidadãos daquele país, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada.
Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se.

A epigrafe filho pródigo ou filho perdido nos induz ler o texto e ter como personagem principal o filho que se perdeu, mas não é este o foco que a bíblia quer nos passar, leia o inicio do capitulo 15 e vera a mensagem da dracma perdida, Jesus está se explicando através de parábolas que cada pessoa é muito importante e por isso ele como Pai não poupa esforços para achar uma ovelha ou filho perdido. Então o foco neste capítulo é a procura incansável do Pai por aquele que se perdeu.

Para quem Jesus estava se explicando? Justamente para os publicanos, escribas e fariseus. Respectivamente identificados como cobradores de impostos, doutores da lei e guardadores da religião.

Para os religiosos de dois mil anos atrás era blasfemo se misturar, conversar e andar com pecadores e era exatamente este o comportamento de Jesus.

Mateus 9.12
Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. (pecadores)

Em meio a tantas religiões e igrejas para qual você acha que Jesus iria participar nos dias de hoje? Te afirmo com certeza, Ele não iria se filiar a nenhuma dessas, mas sim como a dois mil anos atrás Ele iria correr ao encontro de seus filhos perdidos.

Na parábola do inicio deste tópico vemos um filho se rebelar contra seu pai, pedir sua parte dar herança e sair de casa. O pai (representa Jesus), não interfere no livre arbítrio e permite que o filho saia de sua presença com sua parte da herança. Sabe por quê? O pai (Jesus) sabe que quando nós agimos com base apenas em nossa liberdade, nesse momento passamos a conhecer realmente quem nós somos e qual realmente é à vontade Deus.

O Deus revelado em Cristo, não é um ditador que priva seus filhos da liberdade. O Senhor respeita tanto a nossa liberdade que Ele não tira a liberdade de escolha de ir para o abismo. É um Deus que zela pela liberdade e em meio a está liberdade aprendemos mais de nós mesmos e acerca dEle.

Sabe por que você tem o livre arbítrio? Para que você tenha a oportunidade de se conhecer, de conhecer o mundo e de conhecer a Deus e com base no conhecimento tomar uma decisão.

Toda a desgraça que experimentamos por andar longe de Deus é um ato da graça de Deus que zela por nossa liberdade. E por isso é possível que onde abunde a desgraça superabunde a graça de Deus!
  
Depois de sair de casa o filho perdido, desperdiçou suas riquezas padeceu fome, cuidou de porcos e tentou até se alimentar da comida dos porcos, mas nem isto ele conseguiu. A liberdade que o filho tanto desejou o levou com suas próprias pernas para a ruína e miséria. Assim é o homem sem Deus, incapaz de andar através de suas próprias pernas e chegar a um lugar seguro. Viver sem Deus é estar morto é estar perdido!

Ao chegar ao fim do poço o filho lembrou-se do Pai, lembrou que os funcionários do pai tinham mais dignidade do que ele mesmo no atual momento. E agora arrependido o que o filho perdido mais queria era voltar para os braços do Pai e ser ao menos um funcionário.

O filho fez três coisas difíceis para quem é orgulhoso.
Reconheceu que pecou e que errou... (Disse Pai pequei contra ti)

Reconheceu que não era digno de ser chamado de filho. (De fato quem vive em rebeldia não é digno de ser chamado filho de Deus)

Decidiu aceitar que a justiça fosse aplicada a sua vida.  (Disse ao Pai trata-me como um de seus empregados)

O que você está fazendo com sua liberdade? Está caminhado a passos largos para a frustração ou está caminhando ao centro da vontade de Deus?

Reconheça a justiça de Deus, ela é infinitamente superior a nossa, reconheça o amor do Pai. Quando Deus declara seu amor a nós, tem um objetivo, é que esse amor seja correspondido.

O filho arrependido pediu para ser tratado como um funcionário, esta não é a vontade de Deus. Jesus não é orgulhoso mesmo sem sermos dignos, Ele nos perdoa e nos trata de forma a não nos imputar culpa. É por isso que Deus resiste aos soberbos, pois Ele não é soberbo.

Qual é o desejo do coração do Pai? Ele deseja que encontremos maior prazer em estar em sua presença em vez da presença dos bens materiais, da liberdade mundana que é passageira.

O filho falhou em não encontrar prazer de estar na presença do Pai. O Pai poderia ser soberbo e falar bem feito, quebrou a cara, mas não foi isto que Ele fez, pelo contrario Ele fez um banquete e uma festa, pois seu filho perdido voltou para o lar.

O filho não esperava por este comportamento, ficou surpreso com a misericórdia e graça de Deus! Essa mensagem é para você que se sente distante do Pai, envolvido por uma história de ruína de pecado e rebeldia. A mensagem é está!! Você pode voltar para o Pai, Ele te aguarda e mesmo depois de tudo, o Pai não está com um chicote nas mãos te aguardando Ele te aguarda com uma roupa nova e com um belo novilho para fazer uma festa ao seu retorno.

É simples para voltar ao Pai, o caminho é coração quebrantado aos pés de Jesus Cristo, não é necessária uma religião, depende só de você, o PAI esta de braços abertos.

Deus te abençoe!
Mensagem baseada no Autor Juliano Son. Veja na íntegra.


Leia também:
Vivendo de Fábulas!

A herança daquele que faz!

Por que você deveria ser poupado?

Um comentário:

Discípulo de Cristo disse...

A PRINCÍPIO ANALISO TRÊS RAZÕES DA IGREJA NEOTESTAMENTÁRIA NÃO QUERER ENTENDER A VERDADE SOBRE O DÍZIMO:

1- Esse imposto religioso compulsório dá estabilidade financeira a Igreja, que se enriquece como denominação, sem nenhum tipo de promoção social, nem mesmo em favor de seus membros. Cobra-se tudo, nada é de graça para que seus líderes amontoem riquezas; todavia espiritualmente, empobrecem.

2- Existem pessoas que acham conveniente dizimar a ter que se santificar e amar o seu próximo; e dessa forma, aliviam suas consciências, como se pudessem comprar a salvação à prestação.

3- E por último, os irmão mais simples são coagidos por seus líderes com base na sombra da Lei do velho testamento. Pois, se esses irmãos não obedecerem com no mínimo 10%, são considerados ladrões e réu de condenação eterna.

Acredito sinceramente que se a Igreja atual, fosse genuinamente Primitiva, no tocante as ofertas voluntárias; os pastores teriam que apascentar as ovelhas; se preocupar com o desempregado, orar para que a prosperidade chegasse aos lares de seu povo, fazer visita domiciliar aos membros, ou seja cumprir o chamado pastoral. Desta forma, creio que a Igreja estaria em um nível espiritual mais elevado; posto que, já teríamos alcançado os 50% de VIRGENS PRUDENTES, e não a maioria de virgens néscias, que só tem atrasado a VINDA DO SENHOR JESUS.

J.C.de Araújo Jorge