quarta-feira, 1 de junho de 2011

Não será entre vós assim!

Mateus 20: 25-28
Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.  Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.


O desejo carnal de ser grande, ter um cargo que permita exercer poder sobre outros tem uma força muito grande no meio das denominações cristãs. O apelo eclesiástico é muito forte e há muitos cristãos que almejam essa posição (fazer parte do clero), muito embora não encontrem qualquer indício de uma ordenação humana nas escrituras. Para justificar essa heresia os lideres religiosos se baseiam em textos isolados de seus contextos, para justificar suas próprias existências.


Hoje quem guia a igreja de Cristo é o Espírito Santo, conforme em:
Romanos 8.14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.


No que diz respeito à Igreja de Deus, o próprio Senhor é o Sumo Pastor, o Espírito Santo o dirigente das reuniões e os próprios crentes são o templo ou casa espiritual de Deus e exercem um sacerdócio santo. Percebe o quão diferente tudo isso é do modelo que o protestantismo copiou do catolicismo que, por sua vez, emprestou de Israel? Inventaram um clero formado por homens em uma posição intermediária entre a congregação e Deus, arranjaram para esses homens vestes distintas, deram a eles títulos honoríficos como "padre", "pastor", "bispo", "sacerdote", "reverendo" etc. e chegaram ao ponto, no catolicismo, de chamar um homem de Sumo Pontífice ou Sumo Sacerdote.


Existem duas classes de pessoas dentro de uma organização “cristã”, os freqüentadores e o clero. Vamos entender melhor a palavra clero.


Clero: (do grego κληρος, transl. klêros)[1], designa o conjunto de sacerdotes (ou clérigos ou ainda ministros sagrados) responsáveis por um culto religioso.


Está nas mãos do clero o desenvolvimento da denominação, o clero é que decide quais dos freqüentadores terão a oportunidade de se expressar e como se expressarão. Perceba que em qualquer denominação Cristã que é o clero e não o Espírito Santo que está guiando tudo?


Nas escrituras não encontraremos esse tipo de coisa na reunião da Igreja de Cristo. Isso que ocorre hoje chamamos de clericalismo, que substitui a direção do Espírito Santo pela direção humana. Existem pessoas que são submissas a esses cleros e acreditam que congregam com liberdade, alias o clero concede a liberdade aos freqüentadores. Quem é ele (CLERO) que tem o poder de dar essa liberdade? Quem o capacitou para tanto?


Analise a escritura em 1ª Coríntios 14 e procure a descrição de uma reunião da igreja com a figura do dirigente, pastor ou quem quer que seja que se arvore no direito de dirigir a reunião ou conceder licença para que os santos (que ele geralmente chama de membros de "sua igreja") tenham oportunidade de falar.


Não existe na Igreja de Cristo divisão no corpo, veja abaixo os tipos de divisões que existe hoje no meio da Cristandade:


1º Clero x Leigos: Em cada denominação existe o grupo especial do clero (Dominantes) e os leigos que são os freqüentadores.


2º As próprias denominações: Apesar de não assumirem as denominações não são unidas, cada uma possui sua cabeça. Isto é fácil de identificar quando: um “Pastor” da denominação “A” vai para a denominação “B” e chegando lá o “Pastor” não é reconhecido como Pastor e passa a ser membro. Muitas denominações não reconhecem as outras em vários aspectos ( Batismo, doutrina, etc.).


Cristo não dividiu seu corpo concedendo acesso privilegiado e autoridade a uns (clero), e a outros um acesso restrito que force os desprivilegiados dependerem do clero para discernirem completamente a vontade de Deus sobre suas vidas. Essa divisão é uma heresia.


Simplesmente pelo fato de não encontrar na Palavra de Deus essa função de um homem liderando uma congregação local ou de um clero é que não devemos inventar algo sem base bíblica. Eu tenho certeza de que existem muitos irmãos sinceros ocupando essa posição nas denominações e Deus os tem usado também.


Porém o sistema que os homens criaram mais atrapalha do que ajuda. Eu mesmo durante um tempo fiz parte do clero local, eu era o líder de jovens, e não conseguia reunir jovens de denominações diferentes por que seus lideres não aprovavam devido aos costumes que eram diferentes entre si.   


Paulo sempre lutou pela unidade da Igreja de Cristo: 
1 Coríntio 1.12-13 ... Porém O que eu quero dizer é isto: cada um de vocês diz uma coisa diferente. Um diz: “Eu sou de Paulo”; outro, “Eu sou de Apolo”; outro, “Eu sou de Pedro”; e ainda outro, “Eu sou de Cristo”. Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?...


Hoje ao questionar a Cristandade dizem: "Eu sou do R.R. Soares"; outro, "Eu sou do Edir Macedo"; outro, "Eu sou do Bento XVI (Papa)"; outro, "Eu sou da Assembléia de Deus" e ainda outro, "Eu sou de Chico Xavier" e etc... Cabem hoje as mesmas perguntas de Paulo.


Na Bíblia o pastor é um dom não um cargo,assim como é o evangelista e o mestre. O evangelista sai pregar o evangelho, as pessoas se convertem e o pastor as incentiva a permanecerem no Senhor, enquanto o mestre ensina doutrina a elas. Você encontra os diferentes dons em ação em Atos 11:


EVANGELISTAS:
Atos 11:19-21 Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estevão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.  Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor.


PASTOR:
Atos 11:22-24 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração; porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.


MESTRE:
Atos 11:25-26 Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. (aparentemente Barnabé reunia os dons de pastor e mestre, pois diz que ele ensinava juntamente com Paulo.)


Espero que tenha ficado claro está questão. Minha intenção não é denegrir as pessoas que ocupam a posição de "pastores" nas denominações, pois a grande maioria desses irmãos simplesmente ignora o que a Palavra de Deus diz a respeito, tendo "engolido" aquilo que a tradição religiosa lhes passou sem nem mesmo irem conferir nas epístolas. O melhor mesmo é sermos como os irmãos de Bereia quando os apóstolos vieram lhes trazer as novas do Evangelho. Conhecedores das escrituras do Antigo Testamento, eles foram conferir se as coisas eram de fato do jeito que aqueles homens estavam lhes falando.


Atos 17:11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.


Leia também:

Espírito Santo o guia dos filhos de Deus!
http://eoveuserasgou.blogspot.com/2011/02/espirito-santo-o-guia-dos-filhos-de_7946.html

A autoridade máxima da Igreja:
http://eoveuserasgou.blogspot.com/2010/12/autoridade-maxima-da-igreja.html


Deus te abençoe!

Nenhum comentário: