domingo, 26 de dezembro de 2010

Divisões na Igreja. Em qual parte você está?

1 Coríntios 1.12-13 ... Porém O que eu quero dizer é isto: cada um de vocês diz uma coisa diferente. Um diz: “Eu sou de Paulo”; outro, “Eu sou de Apolo”; outro, “Eu sou de Pedro”; e ainda outro, “Eu sou de Cristo”. Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?...

O texto acima destaca como estava a harmonia da igreja primitiva na cidade de Corínto em 55 d.C. na época do apostolo Paulo.

A igreja estava dividida, cada parte elegendo seu líder preferencial (não é isto que ocorre hoje?). Paulo confrontou esta divisão e apelou para a unidade e reafirmou que o único e digno líder maximo da Igreja era Jesus Cristo, com a pergunta: - Por acaso está Cristo dividido? Será que (Paulo, Pedro, Apolo) morreram crucificados em favor de vocês?

Hoje ao questionar a Cristandade dizem: "Eu sou do R.R. Soares"; outro, "Eu sou do Edir Macedo"; outro, "Eu sou do Bento XVI (Papa)"; outro, "Eu sou da Assembléia de Deus" e ainda outro, "Eu sou de Chico Xavier" e etc... Cabe hoje as mesmas perguntas de Paulo.

O homem decidiu separar os crentes por nomes, doutrinas, líderes e costumes, criando suas próprias "igrejas" que são apenas para tristeza de Deus e escândalo para o mundo.

A Igreja de Deus não é "denominada". Isto é, não tem nome dado pelos homens, nem é uma organização humana, porém é composta de pessoas salvas, tanto judeus como gentios. Não tem lista de membros na terra, e ninguém pode fazer-se membro dela. Mas quando alguém vem a Deus como um pecador, e recebe ao Senhor Jesus Cristo em seu coração como seu Senhor e Salvador, seu nome está escrito no Céu e imediatamente é "acrescentado" à Igreja pelo próprio Senhor (Atos 2.47). Passa a levar, então, o nome de seu Salvador, e é feito uma "nova criatura" em Cristo (2 Coríntios 5.17). Não necessita outro nome e nem precisa fazer-se membro de algo inventado pelo homem.

Em qual parte da "Igreja" você está? Precisamos voltar ao fundamento que é Cristo!

Nenhum comentário: