quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A autoridade máxima da Igreja

Hoje ao olharmos para as nações do mundo identificamos modelos de governo, dois deles são o presidencialismo e a monarquia, as nações que adotam o presidencialismo tem como líder maximo o presidente (Exemplo: Barack Obama presidente dos Estados Unidos), as nações que adotam como modelo de governo a monarquia tem como líder maximo o Rei/Rainha (Exemplo: Rainha Elizabeth II, chefe de estado do Reino Unido).

Assim é a Igreja? Ela também precisa de um líder maximo para organizar a denominação correto? Bom vamos ver o que diz Jesus Cristo!

Lucas 22.25-26
E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. (O grifo é meu).


O contexto desta passagem destaca os discípulos de Jesus disputando entre si quem seria o maior e Jesus orienta a não ter este desejo e fica claro que Jesus Cristo não quer ninguém dominando ninguém na Igreja dele.

A igreja de Cristo é representada como um corpo e Ele é a cabeça do corpo. Efésios 4.15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Com isso quero dizer que Jesus Cristo é o líder maximo da Igreja.

Jesus Cristo como líder maximo da Igreja organiza o corpo conforme em:
Efésios 4.11-12  E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

O Espírito Santo concedeu aos Cristãos dons especiais para edificar a Igreja, tais como Apostolo Profetas, Evangelistas, Pastores e Doutores, estes dons não podem ser confundidos com cargos.

Veja o que diz o apostolo Paulo a respeito destes dons: 1º Coríntio 12.1 ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

Os santos que recebem estes dons acima citados não podem pensar que é mais importante ou maior do que qualquer outro irmão, o apostolo Paulo deixa isto bem claro em: 1º Coríntio 12.25 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

Não existe na Igreja de Cristo divisão no corpo, veja abaixo os tipos de divisões que existe hoje no meio da Cristandade:

1ª Clero x Leigos: Em cada denominação existe o grupo especial do clero (Dominantes) e os leigos que são os frequentadores.

2º As próprias denominações: Apesar de não assumirem as denominações não são unidas, cada uma possui sua cabeça. Isto é fácil de identificar quando: um “Pastor” da denominação “A” vai para a denominação “B” e chegando lá o “Pastor” não é reconhecido como Pastor e passa a ser membro. Muitas denominações não reconhecem as outras em vários aspectos ( Batismo, doutrina, etc.).

Paulo sempre lutou pela unidade da Igreja de Cristo:  1 Coríntio 1.12-13 ... Porém O que eu quero dizer é isto: cada um de vocês diz uma coisa diferente. Um diz: “Eu sou de Paulo”; outro, “Eu sou de Apolo”; outro, “Eu sou de Pedro”; e ainda outro, “Eu sou de Cristo”. Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?...

Hoje ao questionar a Cristandade dizem: "Eu sou do R.R. Soares"; outro, "Eu sou do Edir Macedo"; outro, "Eu sou do Bento XVI (Papa)"; outro, "Eu sou da Assembleia de Deus" e ainda outro, "Eu sou de Chico Xavier" e etc... Cabem hoje as mesmas perguntas de Paulo.

1 Coríntio 12.12-13 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Perceba que existem vários povos, mas uma só igreja, um só corpo, um só Espírito e uma só cabeça que é Jesus Cristo. Precisamos voltar ao fundamento que é Cristo, no próximo tópico veremos com maior detalhe a “hierarquia” da Igreja de Cristo.

Nenhum comentário: